Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

o apoio dos amigos queridos e da família...

Comecei a escrever o conteúdo desse blog nos e-mails que enviei à alguns poucos amigos e familiares, mas senti que poderia tornar mais público, assim atrairia outras experiências... afinal trabalho com isso: narrativas e experências de vida! Nada mais justo tornar esse espaço de narrativa, também um espaço de escuta!!!

Quando enviei o primeiro e-mail recebi um monte de respostas carinhosas, de muito apoio e coompreensão e que me ajudaram a processar aquele momento inicial. Por isso achei importante compartilhar os e-mails que recebi com todos vocês! Vou retirar o nome pois não pedi autoização das pessoas para divulgar os e-mails... quem quiser seu nome de volta na mensagem é só escrever que eu edito!
Lá vai pela ordem de recebimento:

 
1- "Oi Fá, bom dia,
Nossa, como ela ficou linda com o uniforme, parece uma mocinha ... que coisa mais linda, chamei até minha mãe para ver as fotos...
Comecei a chorar ao terminar de ler seu e-mail, imagino ver as coisinhas da Clara espalhadas pela casa, sentir o cheirinho dela e ela não estar lá... Comentei ontem com minha mãe que agora eu entendo a decisão dela de ter deixado de trabalhar para cuidar dos filhos, dá uma vontade louca de largar tudo para ficar com a minha filha...
Mas temos que pensar que criamos os filhos para vida, para o mundo, um mundo que não é fácil, mas que estaremos presentes quando elas precisarem ...
Desejo que Deus nos dê força, coragem e muita sabedoria para criarmos nossos filhos da melhor maneira possível!
Um grande beijo pra Clara, pra vc e pro Marcelo."




2- " Oi Fa….to numa correria aqui mas num consegui não parar para ler seu e-mail e responde-lo também…ehehheheh……nem sei o que te falar…também to com nó na garganta…ehehehe…tanto por vcs quanto pela minha pequenininha (estamos também pra tomar uma decisão importante sobre ela ja que a Li vai voltar a trabalhar em breve!!!eheheh)…como é bom e também dificill neh!!!!
Força ai pro ceis...Eu tenho uma certeza na vida….a gente toma decisões certas e erradas…quando elas forem erradas num tenho duvida que vamos resolver e corrigir o erro pois na maioriada das vezes não é irreversível….isto as vezes me conforta na hora de tomar uma decisão dificil…..
Conta com a gente ai pro que vcs precisarem….
Se serve de console a Clarinha ta uma graça…ceis taum fazendo um otimo trabalho até agora…. Bjs..
 
3-"Fa,
Força! A proxima semana vai ser mais facil. Ela esta feliz.
Um abraço"

4- " Só tem uma resposta: Mãe! É assim mesmo, a gente não explica, sente. Vc faz o que tem que fazer, sabendo que fez o melhor, mas fica com este "abestalhamento". Uma vez li numa revista: "Culpa - substantivo feminino" é isso! bjs"

5- " Até chorei com seu desabafo, por saber perfeitamente o que você está sentindo. O que posso te dizer é que passa, essa coisa de nos sentirmos monstras kkkkkkkkkkkkk!!! é muito normal, afinal como uma mãe pode abadonar sua pobre filha aos prantos nas mãos de pessoas desconhecidas? O que posso também te dizer é que nós sofremos o dia todo, o mês todo, o ano todo, e eles apenas sofrem quando damos Tchau! é incrível como gostam daquele ambiente... espere, e mais 2 ou 3 meses ela já vai estar te dando tchau.Isso é a vida, agradeça a Deus de ter condições de colocá-la numa escola tão boa, ai esta a diferença. E sempre que você puder faça surpresas. Você é uma mãe como todas da nossa família, leoas, que apenas querem ver o sorriso no rostinho daquele bichinho indefeso, que até então você acha que so vc é capaz de cuidar. Fica tranquila é uma das muitas fases como mainha diz que ainda vamos passar, e que ainda vamos sofrer muito. Ser mãe é isso! Te amo"

6- " Qual mãe não gostaria de ter seus filhos embaixo da sua asa pro resto da vida? Infelizmente a vida é assim, mas o amor por eles jamais termina e nem diminue. Vcs estão fazendo tudo isso tbém é por amor, pense bem....dar um futuro melhor, uma vida mais digna e honrada, saber que mais tarde vcs podem dormir com a cabeça no travesseiro tranquilo e dizer missão cumprida. Daqui a pouco vai ser ao contrário, ela vai deixar vcs em casa e vai correr o mundo. Bjs."

7- "Oh Bilaaaa, tudo tão lindo o seu desabafo minha amiga, mas é exatamente isso o que sentimos.Um misto de dor e alegria por saber que elas estão crescendo mas ao mesmo tempo queremos que fiquem sempre ao nosso lado, debaixo do nosso braço, como se nunca tivéssemos cortado o cordão umbilical amiga!!! Mas minha filha também teve que ir pra escolinha com exatos 1 ano e seis meses só que por circunstâncias, pra mim, muito dolorosas, porque titia que estava lá comigo ajudando a cuidar dela junto com a babá, teve a descoberta do câncer e ficou muito mal, quase morreu no início da químio e ela voltou às pressas pra Recife. A babá me deixou...Foi tudo muito difícil e eu também tive que deixar dudinha tão pequena e apegada a mim a titia, numa única escolinha, tão sem estrutura bila, mas ela tão pequenina, foi lá tão amada, e gostava tanto da escola-hotelzinho que as professoras a amavam tanto que isso me consolava. Mas lembro-me que eu no Fórum chorava de saudade, e à noite ainda tinha que ir pra faculdade...foi muito difícil, mas duda tá aí me idolatrando e me dando o maior apoio a voltar aos estudos pra ser juíza que sempre foi o meu sonho e acredito ser vocação. Por sinal, minha filha gosta muito de estudar, e não me dá nenhum trabalho a esse respeito graças a Deus. Então tranquilize seu coração. Vocês estão fazendo a coisa certa sim. O mundo mudou Xa!! E Clarinha é muito inteligente pra ficar isolada em casa. Ela precisa interagir mesmo. É só ver a felicidade dela nessas fotos que me mandou. Ela está radiante amiga. Parabéns!!! Beijos e muitasssss saudades."

8- Fabi,
Acabei de ler seu email, sem palavras, não pude evitar mas umas lagrimas caíram e senti um forte aperto no coração.......

9- " Oi Fá,
Sei bem como vc se sente. Eu também chorei muito quando deixei a minha filha com menos de 5 meses para voltar ao trabalho full time.
É claro que o fato dela ficar em casa me deixava mais tranquila, mas a gente sempre acha que eles estariam melhor se estivessem ao nosso lado.
Mas tudo passa....

No primeiro dia, chorei o dia inteiro...
No segundo, chorei no caminho de ida ao trabalho...
No terceiro, só chorei para sair de casa...
No quarto dia, não chorei mais....

Quando voltei a viajar a trabalho, ela não tinha nem 1 ano e ainda mamava. Foi a mesma tristeza, mas ela ficou tão bem quanto ficaria comigo...
E hoje vejo que isso não fez mal algum para ela, não a deixou traumatizada nem complexada.
Pelo contrário: ficou uma criança independente, sociável e que não precisa estar grudada no pai ou na mãe para se sentir segura.
Ela sabe que o papai e a mamãe precisam trabalhar para ganhar dim-dim e que a gente precisa de dim-dim para comprar as coisas que ela gosta.
E é esse processo que a Clara está iniciando. Daqui a alguns meses ela vai entender que o papai e a mamãe precisam sair, mas daqui a pouco aparecem de novo para brincar
Bom, acho que é isso....."
Obrigada pelo apoio e carinho! beijos

Sem comentários: