Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

A difícil arte de desenhar, assobiar e chupar cana tudo ao mesmo tempo e agora!!

As mães deveriam ser dotadas da capacidade de desenhar bem, assobiar e chupar cana tudo ao mesmo tempo e fazer bem!!! Hoje me senti uma completa incapaz e pude ver um criaturinha de um ano e três meses me dar um nó, me dobrar... pois é! Fomos cumprir a tarefa da Psicológa de desenhar para Clarinha a vida dela antes da escolinha e depois da escolinha, mostrar no desenho os acontecimentos marcantes,as pessoas e dizer para ela que entendemos que ela está atordoada com essa mudança e daí a malcriação,os gritos a impaciência! FOI FRUSTRANTE!!! Primeiro que ela adorou a cartolina e o giz de cera e começou a rabiscar, eu e Marcelo nos esforçamos para conciliar a inabilidade do desenho, com o fato da Clara nem mesmo olhar ou deter um segundo sequer seu olhar, interesse e atenção ao que eu estava desenhando e falando... o interessante era o giz de cera... E foi assim,continuamos a contar e a falar, mesmo vendo que ela não estava "nem tchum" para nós... Foi difícil... tive impeto de parar, vontade de chorar. Acho que muitas vezes atropelei o Marcelo, mas aos poucos fomos nos completando nos argumentos... até que fomos juntos colar a cartolina no quarto para ela lembrar e foi aí que entendemos e vimos, que na verdade ela estava atenta a tudo, percebendo que estávamos falando dela, da vida dela, e aí fizemos de conta que estávamos nós dois conversando  e eu fui mostrando para o Marcelo no desenho as fases, falando os nomes das pessoas... E ele me perguntava algo, para podermos fixar as emoções... acho que nós estávamos precisando assimilar o processo mais do que ela!!!!!!!!!!!!!! Eu só sei que me esgotou, estou cansada dessa birra dela, da chatice, da impaciência e do desdém!!! É muito difícil vê-la esperneando e ficar com cara de paisagem, numa fleuma que não me pertence!  O Marcelo tem muito mais paciência do que eu... ele é mais constante, mais controlado...Eu sou uma montanha russa!!!  E hoje especialmente estou me sentindo triste e impotente.

Sei que temos que seguir "sem pressa e sem pausa" como diria um sábio amigo... mas muitas vezes queremos que as coisas aconteçam imediatamente e da maneira que imaginamos.. a pior sensação que tenho é que fui eu, nós pais, que produzimos isso nela! Em algum momento ela fez algo e deixamos de agir na medida certa... Educar é algo sublime que demanda tempo e atenção sempre vigilante, não tem nada da fluidez da pós modernidade, são atitudes concretas, ação, negativas com firmeza e amor na medida certa... E ter essa medida é uma arte que estamos tentando dominar!!!

Só por hoje eu não vou me desesperar e sair correndo...

2 comentários:

Ivani disse...

Ora mamãe preocupada, pense que ela tem apenas 1 ano e 3 meses. Não dá para ser diferente mesmo!
Paciência e otimismo vão ajudar bastante, você vai ver.
Boa sorte! beijo

Nádia disse...

Fabíola,
acredito que todos os relacionamentos importantes são atravessados por essas inquietações, inseguranças, nós é que deixamos passar em branco. O que vocês estão vivendo com a Clara é muito especial, especial por que é único, e faz parte dos primeiros passos dela em direção a sua autonomia. E que coisa linda ver que ela está feliz, mesmo com tantas mudanças.
Beijos.
Nádia