Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coração Remendado e Partido novamente

 Hoje foi difícil!!!! Passamos o final de semana juntos, juntinhos, em Santos na casa do Vovô e da Vovó! Falamos da escolinha, mostramos o site na internet, falamos nas teachers, não deixamos ela esquecer da escola! Voltamos ontem para casa e ela demorou a dormir! Passei o uniforme dela no quarto junto com ela,  no bercinho vendo eu arrumar as coisinhas dela para ir para escolinha no outro dia!
Muito bem! Essa noite ela só acordou duas vezes para mamar, às 11:30h e às 5:30h! Da segunda vez voltei para cama e pensei: puxa daqui a pouco ela acorda novamente... mas que nada! parece que ela se recusava a acordar, dormiu como nunca até as 7:30h. Eu acostumo acordar as 6:30h com seu chorinho me chamando, levantei sobressaltada as 7h sem saber o que poderia estar acontecendo... olhei para a babá eletrônica e tudo estava calmo... não me contive e fui até o quarto dela... ela estava ressonando! Nem acreditei... pé ante pé sai do quarto e fui tomar banho, me trocar, preparar o café da manhã para nós duas, pois o  daddy saiu super cedo!
Quando eu ja estava na cozinha preparando o café, ela acordou! E como de costume quando ela dorme bem ela acorda de super bom humor e fica testando o berço dando pesadas na cama e dando uns gritinhos, balbucinhado coisas indescritíveis! heheh
Saí correndo da cozinha toda serelepe para encontra-la e ver ela me dá aquele sorriso lindo de 4 dentinhos em baixo e 3 em cima! E lá estava ela toda simpatia, fofa, gostosa esparramada no berço brincando com seu pé! Quando me viu fez caretinha, sorrio, olhinho brilhou e me deu os braços... aconcheguei ela comigo, beijei bem muito, cheirei bem muito como sempre faço e fui trocar a fraldinha e arrumar ela para ir para escolinha!!!
O Mais engraçado é que ela agora participa da troca de roupa! peguei o uniforme e começamos a conversar sobre a escola, de que ela ia se arrumar e ficar linda para ver as teachers, os amiguinhos e que o uniforme tinha um tigrinho! Ela apontava o tigrinho e fazia: eh eh eh!!! Roupa trocada fomos tomar café juntas! Uma farra só! Comeu maçã, tomou um suquinho de laranja mimo e comeu um pedaço de pão! E ainda quando terminou dei de mamar no peito! Saímos de casa as duas "preparadas" para ir para escola! Fomos conversando no carro, ela me mostrava o tigrinho da camisa, combinamos como ela iria passar o gelzinho nas mão quando chegasse na porta da escolinha e por aí vai!
Eis que a dificuldade se apresenta... estaciono o carro e ela já começa, sabida como ela é: apontando para a escolinha e chamando: mama mama mama!!! Ai ai! Peguei ela no colo e entramos! Ela me abraçou deitou sua cabecinha no meu ombro, choramingando e pedindo pra eu não abandoná-la... Muito difícil isso, muito mesmo! Segurei o choro e com voz calma retomei todo o discurso de hoje cedo... passamos o gel nas mãos, mostrava para ela o tigrinho na camiseta dela e na camiseta das teachers (ta todo mundo de camiseta nova na escola! Gostei!) E ela apontava, mas desconfiava do desfecho... Deixei-a aos prantos, me chamando com as mãoszinha... no meio desse turbilhão de sentimentos, ouvi a Teacher dizer que a turminha dela estava brincando na areia... isso me deu um alento, pois sei que é um dos lugares que ela mais gosta na escolinha.  E aí meu coração que estava assim:


Voltou a ficar assim:


Haja remendo viu? Voltei para casa me sentindo triste!!!! Mas me lembrei do e-mail que recebi da minha Madrinha, Tia Cristina e da minha Tia Fátima: uma falava da qualidade da presença e a outra da necessidade do sofrimento na medida certa para a constituição do ser humano.
Leiam e vejam se não ajuda um pouco:

1- "Oi, Bila!
Sei exatamente o que vc está sentindo. Sofri muito também. Pra ter uma idéia eu nao me sentia no direito de nos finasi de semana fazer algum programa que nao incluisse as meninas. Pra trabalhar eu me consolava, pois precisava, nao era uma questão de hobie. Até que um dia, lendo o livro de Dr. Rinaldo de Lamare encontrei a seguinte frase dele: O que vale é a qualidade das horas que vc passa com seu filho, e nao a quantidade. Foi um alento. Claro que nao acabou por inteiro com o meu sofrimento, mas deu uma minimizada.
Nao demora muito e voce vai concluir que pra ela esta sendo uma coisa positiva, com certeza melhor do que ficar em casa com baba."

2-"Bila,
Essa sensação só sabe quem passa por isso! Na verdade esse cordão umbilical agora, é o da mãe que precisa ser cortado aos pouquinhos, não é? o nosso sofrimento é maior que o deles! Para eles o universo vai se ampliando e o desenvolvimento social cognitivo e emocional vai ser estimulado e a autonomia que é fundamental para a construção da inteligência do indivíduo para ele se tornar um adulto sadio e independente. O processo de amadurecimento envolve "sofrimento". Segundo Freud, a frustação é necessária, não pode ser demais porque desencadeia os "recalques", nem pode ser de menos, porque não favorece o crescimento,amadurecimento, capacidade de adaptação, etc.
É importante que seja na medida certa," suficientemente boa", como diz Bruno Bettelheim."

Agora preciso voltar ao trabalho! beijos

4 comentários:

Maria José Holanda disse...

Bila
Pois é filha, coração de mãe é a coisa mais sensível e mais forte que existe. É um tal de quebrar e remendar sem fim. E o interessante é que quebra fácil, mas tb remenda fácil. Basta um sorriso, um encontro, um telefonema,um bilhete (hj muito pouco usado), uma msg de celular, e-mail ...
Eu devo dizer que não vivi esta fase que vc está vivendo, pela opção que fiz de ficar 09 anos só na conversa cricri (criada/criança.
É verdade que me sentia bastante confortável, apesar de às vezes sentir vontade de voltar à vida do mundo lá fora...
Um dia, conversando com Glória (Goga)via o quanto ela no pouco tempo que passava com os filhos era totalmente atenção prá êles, às
vezes confesso que me irritava (por dentro é claro) quando no meio de uma conversa ótima que estávamos tendo, ela parava na maior, pq Ravi (filho dela de 04 anos) fazia uma interupção qualquer...Pouco tempo depois lendo sobre educação de filhos, tomei conhecimento da máxima de Dr. Rinaldo de Lamare, sobre a questão do tempo (quantidade x qualidade)e caiu minha ficha:o fato de eu estar o dia inteiro com os filhos não significava que eu estivesse o tempo todo com eles, até pq gostava de ter minha casa sempre limpa e arrumada...o fato é que depois disso relaxei mais e passei a compreender Glória e a admirá-la ainda mais.

Monica disse...

Fá esta sensação é o verdadeiro e incondicional amor de mãe, mas vc está no caminho certo, ela precisa deste contato com o mundo e o melhor com outras crianças.

grande beijo
Mônica

Pips Marshall disse...

Mãe! É isso mesmo! A gente quando é mãe fica feliz com migalhas de afeto, né? Ai quando as demonstrações de amor sãoe scancaradas a gente se derrete ainda mais! Hoje o corajoso é ter coragem de parar 9 anos, acredite!! No fundo somos um tanto egoístas e queremos manter tudo igual quando já não é mais...O que me consola é que estamos fazendo o melhor de tudo!
Te amo e obrigada pór ter cuidado de mim!
Bila

Pips Marshall disse...

Moniquinha, obrigada pelo apoio e pelas palavras!!! um beijo grande
Fa