Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

tempo da Delicadeza e do Cuidado de Si!*

Existem palavras que são bonitas de se dizer e parece que o sentido que elas representam se colam nelas: delicadeza é uma delas. Existe algo mais delicado do que a Delicadeza? Mais generoso que a Generosidade? Mais delicioso do que a Delícia? Mais gentil que a Gentileza? Tenho uma expectativa em relação a Clara: que ela compreenda e assimile o sentido mágico dessas palavras.

Li em algum lugar que não nascemos delicados, mas aprendemos com o exemplo a sermos delicados. Foucault nos disse: “A partir da idéia que o indivíduo não nos é dado, acho que há apenas uma conseqüência prática: temos que criar a nós mesmos como uma obra de arte.” E nesse criar a nós mesmos como obras de arte está implícito o cuidado de si e o cuidado com os outros.

O que ele nos diz numa linguagem direta é que você precisa cuidar de si, como obras de arte que precisam ser trabalhadas... esse cuidado de si não prático, mas filosófico, diz respeito ao cuidado ético-moral de si mesmo, orientado para uma estilização da vida, uma estética da existência, para artes da existência!

Fiquei pensando se tenho cuidado de mim o necessário para poder me tornar e tornar a Clara uma "artezã da beleza de sua própria vida". E percebi que não estou, que tenho sistemáticamente me desviado da minha bem aventurança, que não tenho construído delicadezas, que tenho descuidado eticamente de mim e que preciso urgentemente retomar a minha jornada com força e coragem da verdade!

Escrever sobre isso é um bom começo, pois a medida que exponho esta constatação vergonhosa, me dou conta do quanto a minha má-fé estava atuante e isso me dá a justa medida do esforço, do trabalho e força da verdade que preciso despreender para retomar meu rumo e, poder ao cuidar de mim, cuidar da Clara e do Marcelo.

Se eu conseguir cuidar de mim, poderei ficar um pouco mais tranquila em relação a formação e ao desenvolvimento da Clara para que ela construa também uma prática de si que tenha como objetivo constituir a si mesma como  artesã da beleza de sua própria vida, e com toda certeza ela terá mais preparo para manter essas palavras bonitas a sua volta e incorporá-las numa prática delicada de gentilezas generosas cheia de delícias!

Assim seja!!!

________________________________________________
* esse texto é para o Marcelo que me mostra sempre o caminho da verdade e para Nádia, minha amiga que carrega a delicadeza nas suas práticas.

5 comentários:

Nádia disse...

Olá Fabíola,
Olá Fabíola,
mais uma vez fiquei emocionada com suas palavras, principalmente por que você me coloca na categoria "amigo", essa é para mim, a palavra mais delicada por que ela envolve uma série de outras, entre elas o cuidado, as vezes tão esquecido por nós.Um dia alguém me disse que devemos nos tratar, a nós mesmos, como visitas, ou seja ter o mesmo cuidado consigo, que se tem com o outro.
Eu sempre penso que o amor é o remédio para todos os males, trate-se com amor, e ele refletirá em toda sua vida. É o amor também, quem nos protege de sermos perfeitos e errarmos algumas vezes, e podermos consertar e dar oportunidade para o outro também errar e consertar e assim, vamos tecendo a vida, uma hora com seda, outra com algodão, mas nunca perdendo de vista o amor por si e pelo outro.
Beijos.
Nádia

Ivani disse...

que assim seja!
Lindo texto Fabíola e essa sua preocupação em preparar uma pessoa melhor para o mundo é digna de aplausos.
Poucas mães preparam os filhos para uma vida com dignidade e alegria.
Parabéns e feliz dia das mães.

Larissa Ramos Urso disse...

Querida,que texto maravilhoso.
Vc é muito especial e com certeza a Clara vai ser muito feliz.
Meu e-mail é lr.urso@gmail.com.
beijosss

Catarina disse...

Linda!

É... As palavras tem uma força incrícel em si mesmas e muitas vezes para alem do que imaginamos que elas possam significar. Perbemos isso quando as vemos saindo de tantas diferentes bocas, que as re-significam a cada momento, em suas diferentes entonações e situações.
Espero que meu carinho por vc possa ser sentido para além delas, que tanto eu gosto de falar e por mais que eu diga, sempre continuo com votade dizer!
Eu estava ouvindo a música "Simples desejo", da Luciana Melo quando comecei a ler. Chorei. Minha palavra nesse instante, meu sentido, foi gratidão. Gratidão por poder ter pessoas como vc ao meu lado, que me permitem sentir o que senti.
Siplicidades preciosas que fazem feliz a vida, que a enchem dela mesma!

Beijocas e abraços bem gosotosos e apertadadinhos!

Pips Marshall disse...

Como poderei agradecer tanto carinho em palavras!!
Obrigada de coração!
muitos beijos
Fa