Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os dias: comer ou não comer: eis a questão!

Esses últimos dias não foram fáceis para mim! Estou com uma forte crise de garganta que me deixou sem voz e sem ânimo! Como vocês sabem, as mães adoecem, mas a vida segue sem pausa... Ao menos a Clarinha melhorou e já voltou com força total às suas atividades escolares!
Tudo parece bem com ela na escolinha, como falei antes ela adora a Carol Z que é a sua nova teacher da tarde, mas a Clara, assim como eu reage as mudanças, mesmo àquelas que nos parece boa! Recebi uma mensagem das teachers avisando que ela não estava querendo almoçar! lanchava super bem, mas na hora do almoço ela só balançava a cabecinha numa negativa ritmada com os seus: - não,não, não, não!

Pois é! O que será que está acontecendo... Fui conversar com as teachers e com a psicóloga e na conversa com a Ana Cláudia, identificamos possíveis motivos: o fato dela ter ficado gripadinha, reação da vacina da gripe e o fato dela ter deixado de almoçar com os babies tigres e passado a almoçar com os tigrinhos!!! Ahhh!!! É tudo tão sutil, tão delicado! Decidimos que iríamos conversar com ela sobre as mudanças e explicar a necessidade dela se alimentar bem... nos dias que se seguiram a essa conversa, recebi novos recadinhos na agenda: "a Clarinha comeu 10 colheradas", "a Clarinha comeu metade", "a Clarinha comeu um pouco"... Estou esperando ansiosa a mensagem de hoje!

Sabe o que me deixou feliz? Foi saber que existe um empenho das teachers em fazer com que ela se alimente, as pessoas se importam com ela... Encontrei a Teacher Carol L na saída e ela me disse que estava pessoalmente tentando fazer a Clara almoçar! Isso parece óbvio, mas eu não acho que esse tipo de atenção e cuidado seja óbvio... acho que é uma postura da escola, dos profissionais! Muito mais fácil seria nem mesmo informar nada sobre isso!

Isso me fez lembrar a Bisa Ermelinda que fica insistindo para fazermos ela comer, e quando ela acaba de comer, diz pra gente oferecer sobremesa, e quando acaba a sobremesa fala para dar um danoninho...- Tadinha não comeu quase nada! E assim vai! Por ela a Clara comeria um prataço de comida e repetiria! Fica feliz de ver ela se fartando como que quer que seja! Esse final de semana no aniversário da priminha a Clarinha  e o Marcelo se atracaram com saquinhos de pipoca! Foi duro saber quem gosta mais de pipoca. O fato é que a Clara quase não deixa o pai comer pipoca, pegava de mão cheia e colocava quatro ou cinco dentro da boquinha, para delírio da Bisa que repetia: -" ta vendo só,puxou ao pai, que já foi parar no hospital de tanta pipoca que comeu quando pequeno!"

Eu estou tranquila em relação a alimentação dela, pois do mesmo jeito que ela devora pipoca, é capaz de se deliciar com uma banana (como ela gosta de banana!), com tomatinhos cereja, que ela curte estourar dentro da boca! Além de estar tomando as mamadeiras de leite sozinha! Vou prestar mais atenção na hora da comida sólida para ver o que há e de alguma maneira colaborar para que ela se alimente o melhor possível dentro e fora de casa. Mas sem ansiedade! E sem esperar que ela pare o supermercado pedido chicória ou brócolis para comer!!!!

3 comentários:

Ivani disse...

Certíssima, sem neurose!
Ela é tão pequena, ainda não entende que precisa comer.
Quando meus filhos eram pequenos, lembro-me do pediatra dizendo:- "ofereça tudo o que você tem na mesa.
se a criança não quer, não insista.
no intervalo entre as refeições dê uma fruta. na próxima refeição ela comerá, estará com fome."
é mais ou menos isso, sem traumas.
beijos querida, boa noite!

Larissa Ramos Urso disse...

Fa ,
Conselho de amiga...não se estresse.
Eu sei que é difícil pq a gente quer que essas mulherzinhas comam,mas até hoje sofro com isso.
beijocas

Pips Marshall disse...

Obrigada, queridíssimas!!! sem neurose e sem estresse!!!
Ontem ela comeu 1 pedaço de carne!! hehe