Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

As primeiras palavras!!!!*

Uma vontade que sempre tive, desde que eu engravidei, era ouvir a voz da minha baby! Eu tinha sonhos conversando com ela, mas eu não conseguia ouví-la! Ficava imaginando como seria o som da sua voz: suave, grave, estridente! Ela seria gritadora ou calminha!!! Seria rouquinha? Muitas conjecturas e muita imaginação!

Quando a Clarinha começou a fazer as primeiras gracinhas, bizourinhos, balbucios, nhenhenhe... a curiosidade voltou com força total! A primeira palavra que ela aprendeu a falar foi o NÃO! Ao invés de me decepcionar por não ter sido "Mamãe", fiquei feliz com a autênticidade da minha filha. Ela não sabe, mas o Não, a negação é um princípio filosófico poderoso: se a pessoa pode tudo, aceita tudo, não precisa se perguntar o porque das coisas, aceita a naturalização das coisas!

Dizer "Não" cria gostos, vontades, saberes, escolhas. Não aceitar o imposto gera reflexão e aprendizado. O princípio da negação também serve para impor limites, cuidados e por aí vai! O Mais engraçado é que ela aprendeu o "não" num momento da vida em que ouvia bem poucos "nãos"! Hoje ela fala não e reforça com o movimento ritmado da cabeça, numa negativa que não deixa dúvidas do que ela não quer, não deseja, não aceita! Confesso que hoje em dia ela tem ouvido bastante: filha, aí não pode! Filha, não pega isso, é perigoso! Temos nos policiado para sermos positivos no sentido de reforçar o permitido, o legal, o bacana! Mas na hora do perigo um bom " Não" é efiscaz!

Mas voltando as palavras e a voz da Clarinha.... Ela já fala Mamã, Daddy/papa (isso mesmo um atras do outro como se traduzisse), bye, bye (perfeito), vovôoooo (que serve para o avô e a avó), titche(tichers), papo (sapo), bebé (chamando a Belinha a cadelinha poodle da madrinha) e agora ela aprendeu outra palavra importante: MAIS!
Em casa eu já tinha percebido, mas ontem veio da escolinha um recadinho dizendo que na hora do lanche a Clarinha ficou repetindo em alto e bom som que queria MAIS, queria mais uva (ela adora frutas)! As teachers disseram que foi uma festa, todo mundo ficou contente com mais essa palavrinha!

E para minha felicidade MAIS é muito bom! Filosóficamente complementa o NÃO! Saber o que não se quer, o que não se pode fazer é muito importante, ainda mais quando se sabe o que se quer MAIS, o que se pode MAIS!!!

_____________________________________________________
* Para minha irmã Bianca, que compartilha comigo a loucura de querer saber como será a voz dos filhos! heheh


3 comentários:

parque da jaqueira disse...

kkkkkkkkkkkkkk adorei Bila,estou imaginando a cara das teachers vendo ela falar: MAISSS! Amo demais ela!
um super bju

Ivani disse...

que linda ela deve ser!
E como é bom acompanhar esse ritmo louco de aprendizagem.
Eles aprendem muita coisa, todos os dias, note bem!
adorei essa postagem, muito divertida.
beijo

Larissa Ramos Urso disse...

Ela é uma fofa e muito querida!
Está cativando todas nós com seu jeitinho meigo e ao mesmo tempo divertido.
beijocas