Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

O gosto musical da Clarinha

Com os avós vendo/ouvindo a Palavra Cantada
 A Clara sempre foi muito estimulada em relação a música,ou melhor, a musicalidade de um modo geral: sons, ritmos, gêneros musicais, enfim! Desde o primeiro momento que eu soube que estava grávida, passei colocar música para ela, cantar para ela!!! Fazia seleção de músicas para ir ouvindo no carro!

O Marcelo, também, fazia isso,ajudava a escolher as músicas, ouvíamos juntos enquanto ele conversava com ela na minha barriga!

Quando a Clarinha nasceu continuamos a ouvir música juntos...ela sempre foi ninada com música e, claro,tinha aquelas que ela mais gostava!!! Seu "gosto" musical é bem eclético, adora um batuque, me faz levantar e sambar a qualquer hora na abertura do filme Rio e ao mesmo tempo para vidrada na frente do computador para assistir aos clipes do Michael Jackson!!!
Desde bêbe, que ela gosta do "uncle" Michael!

Amava ouvir Extreme, More than words, além de todos os ritz dos anos, 80 e 90, sem falar em ABBA! Impressionante como ela parava para escutar e se divertia com os clips! Lindo de se ver... Do outro lado sentávamos juntas e ouvíamos Jeanne Moreau e sua Le tourbillon de la vie. Um luxo!

Ultimamente ela pede, mommy canta "olação" please! (uma música que bombou no youtube e foi parar no Fantástico) da Banda mais bonita da cidade, ela ama ser aninada com essa Oração! E eu solto a voz, digo, soltamos a voz, porque ela canta junto... 

Teve um dia que fui colocá-la para dormir, nos despedimos do Marcelo, entramos no quarto dela e aí comecei a cantar com ela e nos empolgamos a ponto de chamar atenção do Marcelo, que correu para o quarto para ver a farra que estávamos fazendo! E agora tenho que me segurar para não rir toda vez que começo a cantar a música e ela emenda cantando também!

Agora descobriu os Tribalistas, então entra no carro e pede: nãnãnãnãnãnãnãnãnãaaaaa!!!! Carnavália! Gosta da Zélia Duncan cantando Alma! Quamdo a música começa levanta os bracinhos e se remexe na cadeirinha do carro e abre aquele sorrisão!



Com o Daddy assistindo Michael!





Vocês devem estar pensando que ela só gosta de música de adulto, né? Não, não! Adora tudo da Palavra Cantada, especialmente as que tem batuque, como a sopa, mas também as lentas como Sol, Lua e Estrela, que eu cantava, incansavelmente, para ela desde a barriga! E adora, também, as musicas que contam histórias como a do Rato e Eu...
Toda empolgada com a sopa

Nós estimulamos ao máximo e evitamos que ela se depare com algumas "músicas" que eu e Marcelo não consideramos tão bacana. Quando ela poder escolher será inevitável, enquanto isso...

Na Escola ela descobriu o Cocoricó do Hélio Ziskind e o Patati Patata, dois palhacinhos que cantam músicas de domínio público e que ela adora, também! Além da inseparável Galinha Pintadinha que com certeza tem mensagem subliminar! Estou brincando, claro! Mas é que as crianças ficam hipnotizadas diante do DVD quando assistem as musiquinhas! Acho show! Curto mesmo! Assisto junto e decoro tudo! Me controlo para não parecer chata demais e mais animada do que ela vendo os dvds e ouvindo os cds! 

Apresentei a ela os infantis da minha época: Casa de Brinquedos e A Arca de Noé 1 e 2! Desculpem os defensores da Xuxa, mas a evito terminantemente, por princípio mesmo, ou por puro pré-conceito, assumo!

Eu gosto de pensar que talvez esteja dando uma boa via de se compreender a vida a partir da música! Foi assim comigo, comecei já, desde pequena, ouvindo boa música, meu pai nos aninava cantando Maísa e músicas da Jovem Guarda! Ouvíamos Chico Buarque e tudo quanto era de músicos novos e novatos! Lembro de ouvir Zelia Duncan quando ela ainda se chamava Zelia Cristina! Meus tios e primos tocam e cantam de Beatles à Antonio Carlos e Jocafi,  minha via de acesso ao conhecimento foi através da  música e só depois cheguei na literatura.

Com a Clara isso caminha junto! Que bom! Mas hoje vamos falar só da parte musical...

Além de perceber que ela pára para ouvir música, também, percebo o encantamento pelos instrumentos, especialmente os de percurssão e sopro! Tomara que ela supere os pais e tome gosto para apreder a tocar algo... Digo isso sem ansiedade e sem expectativa (mentira?) Mas, sinceramente, quero que ela seja bem feliz na vida e que escute ainda muita musica e me apresente novas ondas!








2 comentários:

josé carlos disse...

família linda. A Clara é uma promessa de renovação do mundo.

mariajose disse...

oi Bila! Que bom que vc voltou ao Blog!
Essa Clarinha é mt especial mesmo mas não tenho dúvidas que vcs contribuem para isso!
Acho muito legal essa preocupação com o que a Clarinha ouve e vê na mídia enquanto é possível educá-la para isso...
Com certeza isso fará a diferença!
Bjs.