Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Patadinhas e outras vias de diálogo e encontro!

A Escola da Clarinha tem muitas maneiras de se comunicar com os pais! A agenda que é um diário de como seu filho ficou na escola, se comeu, quanto comeu, se dormiu... tudo, tudo, acredite! É linha direta com as teachers. Na agenda nós também deixamos recados,informações! Por isso assim que pego a Clarinha,coloco ela na cadeirinha do carro e vou direto olhar a agenda! No dia a dia, além da agenda temos os folhetos com as atividades gerais dos nossos filhos, por turma e por turno! Ultimamente tenho perdido o da manhã, pois a Clara é integral e no final do dia, só fica exposto o folhetinho da tarde! Sempre esqueço de ir na secretaria pedir para ver o da manhã! Mas enfim, são meios que nos deixam mais próximas das atividades do dia à dia deles na escola!

Outro espaço bacana é o e-mail, recebemos os comunicados, a programação do mês, tudo por e-mail e temos ainda o "Patadinhas", um jornalzinho on line que dá conta das atividades gerais da semana, com fotos, mensagens! Eu fico sempre na expectativa de encontrar uma foto da Clarinha, de saber o que eles aprontaram...

É legal porque para pais modernos, ocupados e que vivem no trabalho, onde o e-mail e o espaço virtual é o mais habitual, fica mais fácil ter acesso as informações dos filhos! Aqui em casa, quando um recebe o "Patadinhas" , já liga para o outro: vc viu? recebeu? E aí conversamos sobre a Clara e a escola, em momentos que não aconteceriam!

Também acho bacana por que posso encaminha para os avós e tios da Clarinha e assim toda família acompanham as peripécias da nossa tigrinha!

Claro que tudo isso só é bacana, interessante, porque no fundo a base é sólida... sentimos que todos se importam! Não sou ingenua a ponto de esquecer que a escola é um negócio lucrativo, que somos "clientes", merecemos esse tratamento e ponto, mas não é disso que se trata, e eu como educadora, sei muito bem que apesar das Escolas terem se tornado um negócio, existem negócios de qualidade e comprometidos com a função que assumiram e outros que nem tanto! E é disso que estou falando aqui, de comprometimento com a educação, com a informação bem passada aos pais, do compromisso com essa comunicação sempre ativa! De pessoas dispostas a ouvir, de gente disponível para o diálogo.

E aí lembro das reuniões pedagógicas personalizadas sobre seu filho, os pais e as teachers para falar sobre ele, o desenvolvimento dele, nada genérico! São pequenos detalhes e cuidados que nos animam, nos sentimos especiais, preferidos! Outro espaço que temos é a reunião para tratarmos de temas específicos, relacionados com os projetos desenvolvidos pela psicopedagoga, semestre passado foi o Educando com limites, eu comentei aqui! Nesses encontros temos a oportunidade de trocar experiências com os outros pais e de sermos orientados sobre nossas dúvidas! Além de tudo isso podemos agendar conversas com a psicóloga, a coordenadora pedagógica! Não tem dificuldade, impedimento, falta de tempo!

Então eu aplaudo essas iniciativas virtuais, que não perdem de vista o corpo a corpo, o tet à tet, mas que tem a função de aprimorar as relações, facilitar a comunicação!

2 comentários:

Larissa Ramos Urso disse...

Oi Fa,

A Marina vai explodir de alegria ,pois ela faz com muiiiiiito carinho pra vcs!
beijocassss

Marina Barcia e Iara Hakakian-Ozeris disse...

Olá Fabiola !!

Ler o seu blog é uma delícia. Fiquei muito feliz em saber que além de gostar do Patadinhas, vocês também o encaminham para outros familiares e ainda conversam sobre os temas abordados.
Acabei me tornando uma seguidora!! rsrs.

Um beijo grande,
Marina