Número total de visualizações de páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Reunião pedagógica 2º Bimestre!!!!

A Clarinha esteve doentinha estes dias, nessa semana que passou ela chegou a ficar com 39,5graus de febre!! É assustador ver seu bebezinho que vive a 220 Volts, ficar molinha, olhinhos baixos, bochechas avermelhadas e pegando fogo... Foi a primeira vez que passei por isso assim de modo tão prolongado!!! Pensei nas mães com seus filhinhos doentinhos, com doenças muito mais sérias, sem poder fazer absolutamente nada!!! Confesso que no meio da minha angustia, por vê-la daquela maneira, por ter faltado ao trabalho, não conseguir dar conta do recado de ser mãe, boa profissional e dona de casa, me peguei agradecendo à Deus por minha filha ser saudável e por saber que tudo aquilo seria passageiro, como de fato foi, na sexta-feira ela amanheceu sem febre. Retornei ao médico por precaução que confirmou que a Clarinha estava bem! Uffa!

Apesar da semana ter sido curta para a Clarinha no mundo dos Tigrinhos, foi intensa: na segunda ela foi normalmente, da segunda para terça começou a  "peleja", terça e quarta ela passou muito mal e não fomos para aula (nem ela, nem eu). Na quinta ela amanheceu melhor, levei-a para escola, mas precisei buscá-la cedo, pois me ligaram avisando que ela estava febril. Recebi a Clarinha com febre e um envelope com seus trabalhos do bimestre. Show de bola!!!! Na sexta-feira participei da reunião individual de feedback do bimestre. Adorei e é sobre isso que conversarei com vocês.

Antes umas fotos com as atividades da Clara:


Muito bem, vamos a avaliação da Clarinha. Não sei se já comentei aqui sobre como acontece essa reunião?! De qualquer modo vale a pena repetir. A reunião é feita de modo individualizado, somos somente nós (pais da Clarinha) e as Teachers que as acompanham no período da tarde e da manhã. Nessa conversa elas avaliam a Clara em quatro aspectos: Desenvolvimento Físico; Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Emocional e Desenvolvimento Intelectual. Preparam cuidadosamentee imprimem uma avaliação e com base nisso vão conversando e expondo as atividades realizadas, os objetivos, projetos e como a Clara se comportou e reagiu a cada atividade.

De modo geral a Clara vai bem em todos os aspectos: ela "tem ótima coordenação motora fina", "já segura o lápis e as canetinhas da forma convencional", "adora desenhar, pintar manipular e explorar", no aspecto físico falta firmar mais o andar, ela ainda se desequilibra e cai ao andar para lugares muito distantes para ela, como por exemplo, sair da sua sala para aula de música, aula de pintura. Esse será o ponto a ser perseguido pelas teachers no próximo bimestre. "A Clara tem facilidade em dividir brinquedos. Entrega ao anigo assim que solicitado. É muito sorridente". Se dá bem com os colegas de sala, interage com eles e brinca junto. Ela se apega fácil e isso parece ser ruim pois ela fica muito triste quando as teachers saem da sala, cria vinculos fáceis e sente saudade... Segundo as teachers ela melhorou nesse aspecto, já se relaciona melhor com as outras teachers que não são as dela e já está bem mais segura em outros espaços, além da sua sala de aula.

Não é incrível que nessa idade ela já sofra com saudade? Pois é, no aspecto emocional as crianças estão aprendendo a lidar com a saudades,  ausência, a falta... achei muito bom isso, porque a vida inteira teremos que nos haver com essas questões e sentimentos, não? Se puxar a mãe, tadinha! Vai ser uma carente! hahhah, porque eu confesso, sou carente demais e sofro de saudade e choro e tenho banzo (banzo é saudade ancestral). Ainda com relação as emoções as teachers disseram que a Clarinha chora quando quer algo, quando sente algo, é a maneira dela expressar seu desconforto, sua falta, seu desejo de algo... A meta é fazer com que ela entenda que não precisa chorar, mas é preciso pedir, verbalizar o desejo, a vontade, o decsonforto, antes de cair no choro! Muito maduro isso! Quero muito que ela aprenda rápido isso. Depois com toda certeza ela vai aprender que "quem não chora, não mama"e vai pedir chorando!!!! Ahhh Ela grita, grita quando está feliz!!! Dá gritinhos efusivos, entusiamados, aqui em casa também!As teachers notaram que ela adora falar Não! ADORO!!! Lembra o princípio filosófico da negação???

A Clara já começou a verbalizar bastante, balbucia muito e algumas palavras ela já pronuncia perfeitamente. Está aprendendo os nomes dos amiguinhos, das teachers, das pessoas da família. A última foi ela começar a diferenciar as avós: vovoanana  (vovo Heliana) e uma vez, timidamente, repetindo o que eu falava: vovoiinha (vovo Zezinha).

Por fim, o Desenvolvimento Intelectual: "A Clara se mostar sempre muito interessada" em todas atividades, materiais. Ela se concentra presta atenção. E é verdade! Ela para e senta para ouvir um dvd inteiro de música, adora os extras com entrevistas da Palavra Cantada. Ela gosta de videoclip e ela para par ouvir histórias. Ela já reconhece algumas partes do seu corpo: em inglês e português!

Falando assim ela parece ser genial, super dotada, mas não é nada disso! Ela é uma criança do seu tempo! Muito estimulada, feliz da vida!! Na verdade ela está curtindo a escola, as pessoas, a sua vida. E isso faz com que ela responda muito bem a tudo de melhor que lhe tem sido oferecido. Fico orgulhosa dela, pois além de esperta, inteligente,  é carinhosa, generosa! Fiquei feliz de saber que ela está feliz na vida que estamos lhe oferecendo. Fiquei feliz, por sentir o quanto querida ela é!

Desde sexta feira que estou com uma sensação gostosa de orgulho de mãe que vê seu filho(a) se dando bem na vida, feliz e buscando sua bem aventurança !


4 comentários:

Milena Magalhães disse...

Fabiolabela, desse jeito, vou sentir vontade de colocar o Poeminha na escola! É tudo muito emocionante e muito bonito. E esta escola parece ser maravilhosa (aqui não tem algo assim, com certeza - nem preciso dizer q devo fugir daqui, não?)!!!

E como você me parece feliz no papel de mãe! Eu falo muito para o Poeminha: "Que sorte, que sorte, ter você como filho"! E é isto, né? que sorte que estes meninos lindos surgiram em nós e de nós.

Um beijo de saudade.

Márcia disse...

Que legal Fabíola esse espaço! Mãe é assim mesmo fica aflita ao ver seus filhos doentinhos e orgulhosas com cada passo firme que dão. Sabe que minha mãe guardou minhas tarefas da pré escola e as me entregou depois que eu já tinha meus dois filhos, também entregou meu boletim e lá eu já vi onde me dava melhor e onde eu mantinha só a média re..reer desde lá já era mais para o lado subjetivo do que do objetivo... Também gostava muito de ouvir os cds de histórinhas, sabe que eu lembro até de duas musiquinhas que eu apredi no jardim de infância? Hoje como mãe também ando orgulhosa dos filhotes crescidos, mas ainda precisando de muitos cuidados.

Caixinha de Surpresa disse...

Que Lindoo!! Fico muito emocionada toda vez que leio e acompanho o crescimento de Clara. E fico muito mais feliz em perceber que ela é muito amada e que seus pais são extremamente dedicados.
Querida Bula que estou muitíssimo feliz por vc! Que bom que a febre de Clara já passou! Um grande bjo!!

Ivani disse...

que bom que a Clara já sarou. fico feliz.
criança doente deixa a gente muito aflita, sem graça para a vida.
e fico também encantada com sua vibração pelo desenvolvimento dela.
isso é muito positivo, e também gratificante para você.
Clara é uma criança feliz, e isso é o que importa.
Beijos, boa semana!